Livros impressos ainda são os preferidos

A maior parte da população americana que tem acesso à Internet ainda prefere ler livros impressos. Isso é o que mostra uma pesquisa divulgada recentemente pelo jornalão The Wall Street Journal.

A pesquisa mostra, e você pode conferir no gráfico abaixo, que apenas 21% dos entrevistados lêem mais as versões digitais de livros do que as impressas. Além disso, um total de 17% deles afirma ler a mesma quantidade de livros digitais do que de impressos.

Image

Ou seja, mais de 60% dos entrevistados declaram ler mais livros impressos do que digitais, sendo que 46% só lêem livros impressos. A tecnologia de e-books já está por aí há uns 7 anos e disponível em diversas plataformas, como Kindle, Kobo, iPads e outros tipos de e-readers ou tablets similares.

Diferente do que acreditam os radicais de ambos os lados, essa pesquisa não mostra que um lado está vencendo sobre o outro. Na verdade essa crença de que existe dois lados é bem frágil, pois as pessoas adotam novas tecnologias sem necessariamente abrirem mão de outra.

Um artigo publicado pela pesquisadora e jornalista Adriana Barsotti na revista digital Globo A Mais (disponível apenas para assinantes) indica que uma mesma pessoa usa devices diferentes de acordo com sua necessidade. No caso dos e-readers, estes podem substituir os livros de papel para reduzir o peso da bagagem dos viajantes ou para, simplesmente, preservar a intimidade do leitor que não queira divulgar suas preferência literárias.

O mais importante de uma informação como essa é mostrar que existe espaço para diferentes tecnologias, evidenciando que não existe necessariamente uma concorrência entre elas, mas sim uma convivência relativamente pacífica.

Fonte: The Wall Street Journal

Um comentário sobre “Livros impressos ainda são os preferidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s