O melhor app no iOS para Google Agenda

Quem usa o Google (leia-se Gmail) para ler emails, gerenciar compromissos e contatos sabe o quanto é difícil fazer isso usando os apps nativos do iOS. São inúmeros os problemas: compromissos que não aparecem na agenda, emails que chegam com caracteres desconfigurados, contatos com dados duplicados, entre outros.

Esse é o meu caso. A empresa onde trabalho contratou o Google Apps em substituição ao Microsoft Exchange há alguns anos atrás. Particularmente prefiro o Google, mas como sou usuário iOS acabo sofrendo um pouco por causa disso. Por isso vou compartilhar aqui como consegui resolver boa parte desses problemas.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A primeira solução, e talvez a mais óbvia, é o app Gmail para iOS. Ele foi lançado pelo Google já há algum tempo e já teve algumas atualizações que melhoraram bastante sua usabilidade.

O ponto forte desse app é o que o Google sabe fazer de melhor: busca. Você pode buscar qualquer email arquivado de forma rápida e eficiente, da mesma maneira que faz no seu desktop. Isso é um salto enorme em relação aos demais apps, principalmente quando comparado com o app nativo de email do iOS.

O ponto fraco é a dificuldade de abrir alguns anexos. É impossível abrir anexos usando outros apps instalados no seu iPhone ou iPad. Por exemplo, se você usa o iBooks para ler e guardar materiais recebidos em formato PDF, vai precisar manter sua conta cadastrada no Mail para iOS. Daí você configura para baixar email manualmente e só acessa esse app quando precisar.

A segunda solução, essa deu muito trabalho para encontrar, é o app Sunrise para gerenciar a agenda do Google. Estou usando há pouco tempo, mas achei sensacional. Parece até que foi desenvolvido pelo pessoal do Google, tamanho é o grau de integração entre eles.

E esse talvez seja o principal ponto forte do app Sunrise: 100% de integração com o Google Agenda. Diferente do app Calendar (nativo do iOS), ele não fica duplicando sua agenda de um lado para o outro. Tudo que é criado no Sunrise aparece no Google e vice-versa. Isso sem contar que ele também tem um integração muito elegante com o Facebook e com outras redes sociais.

Já o principal problema dele é… bom, não sei ainda. Como estou usando ele há pouco tempo, não sei se já deu tempo de encontrar algo que me incomodasse o suficiente. Pode ser que daqui algumas semanas eu descubra algo, mas por enquanto nada que desabone o Sunrise.

Não sei se em algum momento a Apple e o Google vão se entender, mas até lá torço para que desenvolvedores competentes continuem desenvolvendo ferramentas bacanas para resolver os problemas deixados para trás por essa duas gigantes da tecnologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s