Retrospectiva 2013: leitores digitais e jornais impressos

Mais um ano chega ao fim e esse blog segue firme no propósito de trazer informações e opiniões sobre assuntos interessantes relacionados a design, mídia e entretenimento. A freqüência de atualização do blog caiu bastante, mas nem por isso os assuntos aqui se tornaram menos relevantes.

Como se sabe, é muito comum que um post publicado hoje só venha a ser lido mais adiante, daqui alguns meses ou anos, por isso algumas postagens acabam ganhando relevância apenas algum tempo depois de terem sido publicadas. Isso é comum em diversos sites, graças aos sistemas de busca. Por isso, é importante compartilhar dicas que possam ajudar outras pessoas, independente do dia ou da hora em que elas precisam. Esse talvez seja um dos grandes trunfos da internet.

Tenho tentando sempre compartilhar algumas dessas experiências aqui no blog, como minha busca por um leitor digital de livros e minha saga para resolver um problema na Apple TV. O post mais lido de 2013 foi esse que trazia dicas para comprar um e-reader (ou leitor digital). Outro tema também bastante acessado aqui no Garatuja Digital é o jornal impresso.

Uma das mídias que têm mais sofrido com o advento da internet, o jornal impresso ainda é alvo de muita especulação por parte do mercado. O segundo post mais lido aqui no Garatuja em 2013 trazia um resumo sobre a situação dos jornais ao redor do mundo, com base no relatório anual da WAN-IFRA.

Outro post também bastante procurado, e que figura no terceiro lugar dos mais acessados em 2013, traz uma reflexão sobre o papel dos jornais impressos no mercado atual e suas contribuições para as empresas jornalísticas nos próximos anos.

Enfim, o blog teve mais de 3.200 acessos ao longo de 2013, com uma média de 9 visitas por dia, mais que o dobre de 2012. O mês de agosto registrou o recorde de 532 visitas. Aproveito para agradecer a todos pelas visitas e desejar-lhes um belíssimo 2014. Abaixo deixo para vocês os links dos posts mais lidos aqui no Garatuja Digital em 2013:

1. Dicas para quem quer comprar um e-reader

2. A situação dos jornais ao redor do mundo

3. O papel do impresso: uma reflexão sobre os jornais brasileiros

4. Como as novas mídias afetam os jornais: do telégrafo à Internet

5. O que o design tem a ver com a política? – Entrevista com Gabriel Patrocínio

6. Solução do problema ‘definindo data e hora’ na Apple TV

7. Profissionais de mídia impressa

8. Os bastidores de CG do filme Percy Jackson and the lightning thief

9. Aumenta interesse de jornais internacionais pelo mercado brasileiro

10. Tutorial para simular aquarela no Photoshop

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s