Solução do problema ‘definindo data e hora’ na Apple TV

Image
Imagem: Divulgação

Se você chegou até esse post é porque provavelmente está se perguntando se em algum momento sua Apple TV vai voltar a funcionar e sair da tela com a mensagem ‘definindo data e hora…’. A má notícia é que ela não vai voltar a funcionar por conta própria.

A boa notícia é que a solução para esse problema é mais fácil do que parece. Depois de gastar algumas horas em fóruns (em inglês e português) para tentar achar uma solução, acabei lembrando de uma manobra simples e que funciona para muitos aparelhos da Apple como iPhones e iPods.

Para resolver esse problema basta desconectar sua Apple TV do seu televisor e ligá-lo por USB ao seu computador (sem ligar a Apple TV na tomada). O iTunes automaticamente reconhecerá a Apple TV e vai disponibilizar a opção de restaurar configurações originais. É só selecionar essa opção e daí em diante o iTunes faz tudo sozinho. Depois é só conectar novamente à sua televisão e aproveitar.

Fiz esse procedimento utilizando um MacBook Pro e funcionou que foi uma beleza. Espero ter ajudado.

Atualização em 23/08/14:

Em alguns casos o procedimento parece não funcionar totalmente. Diversas pessoas colaboraram postando comentários abaixo com soluções alternativas que parecem ter surtido efeito nesses casos. Resolvi então transcrever aqui no post as sugestões que parecem ter funcionado melhor de acordo com os comentários feitos.

O usuário DJ Mac recomenda que se “ative outra conexão de rede diferente da que está sendo utilizada (conexão sem fio – por exemplo 3g do celular), coloque a senha, mas provavelmente também não irá funcionar. Após isso, acesse a configuração geral – rede – e retorne para sua wi-fi, e reinicie… pronto! A sua Apple Tv irá inicializar normalmente”. 

Já o Rebelo disse que “o problema se resolve apenas conectando a Apple TV em outra rede Wi-Fi. O jeito mais simples é rotear a conexão do celular e conectar por ela. Ela atualiza a data e depois é só voltar para a rede padrão”.

Uma das dicas com melhor resultado entre os leitores do blog foi a da usuária Carol. Ela fez contato com o suporte da Apple onde recebeu a explicação de que, com a mudança de fuso horário, algumas Apple TVs não conseguiram acompanhar a mudança, então teriam dado uma ‘mini pane’. Ela completa dizendo que para acertar é mais fácil do que parece para quem tem iPhone. Basta conectar à rede Hotspot do seu aparelho (Ajustes > Personal Hotspot), na lista de redes vai aparecer seu iPhone assim que você ativar o compartilhamento, aí você seleciona e digita a senha. Ela diz que logo depois basta reiniciar a Apple TV (Seta pra baixo + Menu por 6 segundos). Quando ligar logo vai aparecer a tela inicial, com as opções do iTunes, Netflix, etc.

Espero que o post tenha ajudado àqueles que, como nós, estão apanhando para resolver esse problema da Apple TV e não consegue achar a solução em lugar nenhum da web.

51 comentários sobre “Solução do problema ‘definindo data e hora’ na Apple TV

    1. Oi Vinícius, na verdade a Apple TV tem sim uma entrada USB. Coloquei abaixo um link que mostra exatamente onde fica. Só que ela é mini-USB, talvez por isso você não a tenha encontrado de primeira. Abs

      1. Que bom que esse post ajudou. Fiquei curioso com sua observação sobre ligar na tomada… vou até testar de novo, mas não precisei ligar na tomada e no USB. Abraço

  1. Cara…’
    Não tive sucesso ainda.
    Consegui restaurar a configuração ligando no Mac mas quando liguei na tv continua definindo data e hora…
    Alguma outra sugestão?
    Att,
    Leo

    1. Leo, você precisa reinstalar as configurações de fábrica através do iTunes. Se você conseguiu fazer isso não tem porque continua aparecendo a mensagem de ‘data e hora’. Abs

  2. É galera, achei o site hoje e acreditei que conseguiria fazer minha Apple TV funcionar, mas nada feito!!! Simplesmente ligo ela no MBP mas não aparece nada no iTunes, ligo na TV e fica dando definindo data e hora, na seção “Sobre” mostra Horário de Rede: Ignorado (Disponível) e Ativação: Falhou (Ignorado).

  3. Estou com o mesmo problema, fiz o procedimento e continua na tela de definindo data e hora.
    Com relação a ligar na tomada quando conectar ao computador – é necessário para os ATV’s de 3ª geração, os anteriores não precisam ligar o cabo de força apenas o USB.

  4. Como minha Apple TV é nova, agendei chamado na Apple, me ligaram no outro dia e o técnico pediu pra restaurar pelo aparelho, o que já tinha feito, e restaurar pelo MBP, que expliquei pra ele que o iTunes não estava reconhecendo. O técnico comentou que alguns aparelhos estavam com problema na placa de rede e pediu pra enviar pra autorizada. Como moro a 200km de BH, tiver que arrumar alguém pra levar. Vou esperar o diagnóstico agora, provavelmente devem trocar o aparelho!

  5. Estou na mesma luta! Já restaurei pela Apple TV mesmo e nada, estou com ele conectado no MacBook Pro através do Mini USB e na tomada ao mesmo tempo, pois só no USB não funcionou. Está sendo restaurado via iTunes. Vamos ver!

    1. Consegui solucionar o problema do meu… tentei do modo como está sendo explicado aqui no site, mas não obtive êxito! A solução é o seguinte: Ative outra conexão de rede diferente da que está sendo utilizada (conexão sem fio – por exemplo 3g do celular), coloque a senha, mas provavelmente também não irá funcionar. Após isso, acesse a configuração geral – rede – e retorne para sua wi-fi, e reinicie… pronto! A sua Apple Tv irá inicializar normalmente.

      1. Essa é a solução ! O provedor de acesso (em meu caso vivo) pode estar bloqueando especificamente o acesso à porta TCP 123, usada para se comunicar com um servidor de hora em rede. Para contornar basta conectar a Apple TV na casa de uma amigo que use um provedor de acesso diferente ou usando com o “hotspot” do celular. Tenham paciência, pois a ativação não é imediata, pode demorar uns cinco a dez minutos após reiniciar a Apple TV. Uma vez ativada a conexão habitual de casa funciona normalmente para acesso à Internet, Netflix, etc…

  6. Pessoal, acabei de ligar no suporte apple, depois não ter dado certo seguindo os passos do que foi orientado aqui:

    Eles me explicaram, que com a mudança de fuso horário, algumas appletv’s não conseguiram acompanhar a mudança pela tv, então deu uma mini pane…

    Mas acertar é mais fácil que a gente imagina, mas tem que ter um iphone (devem ter outras alternativas, pra quem não tem iphone, sugiro ligar no suporte 0800-761-0880):

    => conectar à rede Hotspot do seu aparelho Ajustes > Personal Hotspot

    => Na lista de redes vai aparecer seu Iphone assim que vc ativar o compartilhamento, vc seleciona e digita a senha.

    => Logo depois reinicia a appletv (Seta pra baixo + Menu por 6 segundos)

    Qndo ligar logo vai aparecer a tela inicial, com as opções do itunes, netflix etc…

    Resolvido!! 😉 Espero que ajude.

  7. O problema se resolve apenas conectando a Apple TV em outra rede Wi-Fi.
    O jeito mais simples é rotear a conexão do celular e conectar por ela. Ela atualiza a data e depois é só voltar para a rede padrão.

  8. Incrivel ! Obrigado a todos ! Estava ha 2 dias sem resolver e usei os comentarios, conectei a outra rede usando o iphone e a coisa se resolveu ! Valeu !!! Vcs sao muito melhores do que o suporte da apple !!

  9. Comprei o Apple TV ontem, e tive o mesmo problema, quando liguei já apareceu o erro do horário, depois de 1 dia tentando consegui agora pelas dicas do IPHONE, compartilhei minha conexão do acesso pessoal, alterei a rede e pronto! tudo certo. Valeu galera!!

  10. Eu perdi meu controle do apple TV. Usava o Remote no Iphone para controlar, mas agora mudei a rede Wifi e não consigo acessar pra mudar. Alguém ajuda?

  11. pelo que estou vendo o problema que tenho não é unico …rsrs . Caramba a apple deveria fazer algo mais plug&play… vou tentar hoje com as dicas de vcs …vlw

    1. Consegui fazer o acesso pelo iTunes no meu macbook air … mas tive que conectar a appleTV estava ligada na energia eletrica , sem isso nada aconteceu .

  12. Por fim consegui fazer funcionar mas a unica forma que deu certo foi atualizar pelo iphone . Usei o iphone como rede para atualização . Obrigado pela dica .

  13. Depois de ralar dois dias caçando a resposta, achei aqui, usando o Iphone como hotspot. Na hora o Apple TV reconheceu a data/hora e conectou tudo (depois de reiniciar). Valeu meu amigo!!!

  14. Consegui fazer funcionar meu apple tv conectando através do 3g do celular, fazia 1 mês que tentava atualizar a data e hora e nada, agora deu certo. Muito obrigada pela dica!!!!

  15. Usei a tatica de conectar pelo celular e o Apple TV voltou a funcionar. Ja havia atualizado, tentado conectado no PC (nao tenho mac), conectar diretamente na rede ethernet e nada. configurando a rede via celular e depois retornando para a rede wifi de casa funcionou.
    muito obrigado!

  16. Muito obrigada!!! Sua dica de conectar à outra rede (usei o 3G do celular) deu certo! Antes só ficava definindo data e hora. Nem o suporte da Apple tinha conseguido resolver meu problema. Obrigada mesmo!

  17. Obrigadaaa! Já tinha tentado pelo itunes e nada. Sou de Minas, levei na assistência técnica em SP e eles devolveram o aparelho, dizendo que não apresentava problemas. Cheguei em casa e ao conectar na minha rede o problema persistia. Já estava louca. Seguindo a dica de conectar ao 3G e depois voltar para o Wi-Fi deu certo. Só assim resolveu.

  18. Gente estava com um problema no Apple TV, definindo hora e data há meses, entrava no YouTube e não achava solução, e entrando aqui e indo na dica de conectar em outra rede desconectar e conectar na rede Wi-Fi deu certo obrigada pelo ajuda

  19. Quero agradece quem deu a dica de conectar em outra rede… Fiz pelo celular e deu certo, ja tava quase desistindo e jogando meu apple tv na parede kkk, pq parou de funcionar do nada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s