Gerenciando sua caixa de e-mails

Quem trabalha em empresas grandes sabe que sua caixa de entrada é um dos lugares mais hostis da face da Terra. Tem de tudo ali: chefe cobrando prazos, clientes pedindo descontos, esposa (ou marido) mandando a lista de supermercado, vendedores mandando Spams, e por aí vai. E não é todo mundo que tem a disciplina necessária para dar conta – adequadamente –  de todas as mensagens que recebe.

Imagem: Rodrigo Schoenacher
Imagem: Rodrigo Schoenacher

Desde que surgiram os primeiros programas (na época ninguém chamava de aplicativo), a coisa não evoluiu muito. O Outlook, talvez o mais conhecido deles, deu as cartas por algum tempo. Até que apareceu o Gmail, que mudou bastante a forma de gerenciar suas mensagens. Primeiro porque disponibilizou um espaço considerável online, sugerindo até mesmo que você não precisaria mais apagar nenhuma mensagem, bastando apenas arquivá-las. Segundo porque recentemente introduziu novas ferramentas que te permitem priorizar as mensagens mais importantes, deixando as demais para depois.

Mas agora surgiu um conceito ainda mais bacana: o de tratar sua caixa de entrada como uma lista de tarefas. O aplicativo Mailbox, disponível para iOS, trata suas mensagens como itens para os quais você precise tomar uma decisão: excluir, arquivar, adiar, ou ler com calma. O app traz o conceito de “caixa de entrada vazia”, e comemora quando você consegue cumprir essa meta pela primeira vez.

De fato esse app faz o trabalho sujo por você. Ao invés de ter que lembrar de tratar de um determinado assunto mais tarde, deixando aquela mensagem junto com um monte de outras lá na caixa de entrada, o app tira ela dali e coloca de volta apenas na hora em que você combinou com ele. Com isso te deixa tempo livre para tratar de coisas que são mais importantes naquele momento.

Por exemplo: você recebe um relatório e sabe que só vai ter tempo de ler com calma no fim de semana. Basta selecionar a opção de adiar, indicando o fim de semana como uma data provável.  A mensagem então é excluída da sua caixa de entrada e no dia e hora combinados o Mailbox coloca ela de volta lá. É genial. Isso sem contar que o desenho do aplicativo é simples e muito intuitivo. Vale conferir e registrar suas percepções logo abaixo desse post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s