Apple e o conhecimento do cliente

Uma das empresas mais admiradas do mundo – e atualmente a mais valiosa – é conhecida por desenvolver produtos cujo principal atributo é a belíssima experiência do cliente. Se você ainda não pescou, estamos falando da Apple.

Fonte: Divulgação

Um dos maiores mitos que cerca a empresa é de que eles desenvolvem produtos que os clientes ainda não sabem que precisam. É verdade, mas tem um detalhe importante: como eles conseguem fazer isso?

Steve Jobs falava muito sobre essa capacidade e quase todo mundo interpretava-a como se ele e sua equipe fossem capazes de prever o futuro, como se fosse um dom divinatório. Um mito que a Apple faz questão de manter vivo até hoje, afinal é um atributo importante da marca.

Porém essa enxurrada de processos judiciais que a Apple vem promovendo ao redor do mundo, principalmente contra a Samsung, está obrigando-a a revelar muito de seus segredos. Muito jornais divulgaram detalhes sobre esses embates legais que mostravam como as empresas trabalham o desenvolvimento de seus produtos.

No caso da Apple, eles se viram obrigados a dissecar seu processo criativo para provar que seus produtos são originais e não cópias de seus concorrentes. Estão conseguindo ganhar seus processos, mas a que custo?

O maior custo da Apple com esses processos não é com advogados, mas sim a desconstrução dessa mística que eles levaram anos para criar: de que simplesmente sabem o que precisa ser feito.

As evidências apresentadas pela própria Apple durante os processos mostra o quanto eles investem em pesquisas de mercado, testes de usabilidade e tudo mais que precisa ser feito para saber como os consumidores usam ou vão usar seus produtos. Não quero aqui tirar o mérito deles na criação de produtos extraordinários, muito pelo contrário, afinal pesquisa todo mundo pode fazer, o diferencial está em o que fazer com o resultado delas.

Particularmente passo a admirar ainda mais a Apple, pois são a prova viva de que conhecer o cliente dá trabalho mas, quando bem feito, pode resultar em produtos e soluções espetaculares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s