O impacto do impresso sobre os textos jornalísticos

Ainda sobre a (eterna) discussão sobre as vantagens e desvantagens da internet sobre a mídia impressa, foi divulgada uma pesquisa que busca aprofundar o conhecimento acerca de determinadas características do texto jornalístico quando aplicado em diferentes suportes, nesse caso o papel e o online.

Diversos pesquisadores, com destaque para Luiz Antonio Marcuschi, estão há anos pesquisando o impacto do suporte sobre a mensagem que ele carrega. O próprio Marcuschi mostra em suas publicações que o suporte tem impacto direto sobre o efeito da mensagem no receptor.

A tal pesquisa americana recente reforça as conclusões desse pesquisador brasileiro mostrando que realmente a experiência do leitor pode variar de acordo com o suporte no qual o texto foi publicado.

O resultado da pesquisa (que pode ser encontrado no link abaixo) indica que o leitor do impresso tende a reter mais informações do que o do online. A diferença é pequena em relação à retenção de chamadas dos artigos, mas muda significativamente conforme o leitor se aprofunda no texto.

De uma forma geral, os pesquisadores acreditam que a mídia impresso tende a distrair menos o leitor, pois não traz todas as “distrações” disponíveis nos textos onlines, como hyperlinks e etc.

Mais detalhes sobre a pesquisa podem ser encontrados aqui (em inglês): Medium Matters: Newsreaders’ Recall and Engagement with Online and Print Newspapers.

3 comentários sobre “O impacto do impresso sobre os textos jornalísticos

  1. Realmente Denise a forma pragmática para esta questão é muito relevante. Desde os bons tempos do jornalismo (quando se tinha no jornal impresso textos com corpo 7) a Linha Editorial de cada veículo determinava a formatação dos textos e assim é para cada mídia, o que os cientistas estão comprovando agora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s