O que é design escandinavo?

Eu já era fã de design escandinavo antes mesmo de saber o que era design escandinavo. Sempre adorei peças de mobiliário com design que depois descobri ter surgido lá naquelas terras geladas de onde vieram os vikings. Fiquei mais fã ainda quando tive a oportunidade de conhecer os países escandinavos durante uma viagem que fiz com a minha esposa em 2009.

Hoje me deparei com uma pergunta curiosa pela sua simplicidade: o que é design escandinavo? Essa pergunta é intrigante por dois motivos: primeiro porque ela é tão simples quanto o design que busca entender e segundo porque a resposta é muito mais complexa do que parece.

Profissionais e pesquisadores que participaram de uma discussão online sobre o tema tentaram construir juntos uma definição, mesmo que difusa, sobre design escandinavo. A maioria dos participantes contribuiu oferecendo adjetivos que os fazia remeter a esse tipo de design ou definições cheia de contrastes como “lindo mas sem ornamentação”.

Alguns dos adjetivos que surgiram foram: minimalista, participativo, equilibrado, proporcional, consensual, simples (mas não simplista), amadeirado, gelado, fresco (no bom sentido), transparente, envidraçado, místico, muita luz.

De uma forma geral, a questão do minimalismo e da sensação de transparência ou de leveza aparece, de uma forma ou de outra, em quase todas as tentativas de descrever esse que é um dos estilos de design, na minha opinião, mais bem sucedidos do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s