O potencial de mercado dos jornais gratuitos

Algumas das grandes dúvidas atuais das empresas jornalísticas estão relacionadas à ameaça dos jornais gratuitos ou à oportunidade de entrar também nesse mercado.

Na Europa, o mercado de jornais já convive com os gratuitos há muitos anos. De 1995 para cá os jornais gratuitos saíram de uma circulação média irrelevante muito baixa de menos de 10.000 exemplares para um pouco mais de 250.000, atingindo picos de quase 400.000 em 2007.

Hoje eles representam cerca de 18% do mercado de jornais na Europa e parece que não vão conseguir superar muito esse número, um vez que vêm perdendo circulação nos últimos anos.

Estima-se que em 2011 existam, em média, 2,9 jornais gratuitos por país, bem menos do que o 4,6 que existiam em 2006. Alguns países como França, Suécia, Suíça e Portugal, porém, sustentam uma circulação de jornais acima dessas médias apresentadas.

Mesmo com toda a badalação que os gratuitos recebaram nos últimos anos, esses dados mostram que os jornais pagos ainda são a maioria absoluta, mesmo na Europa que é um mercado maduro e em recessão.

Fonte: Newspaper Innovation.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s