A Apple tem uma cadeia de suprimentos sustentável?

Lendo uma matéria sobre o possível lançamento do iPhone 5, me ocorreu uma pergunta interessante: será que a cadeia de suprimentos da Apple é sustentável?

Para quem não conhece o termo “cadeia de suprimentos”, aqui vai uma definição rápida: “é o grupo de fornecedores que supre as necessidades de uma empresa na criação e no desenvolvimento dos seus produtos”. (Wikipedia, 2011)

Fiz uma pesquisa rápida através do Google e a própria página de resultados já mostra uma notícia não muito boa. Os resultados que apareceram na primeira página mostram que a opinião mais comum sobre o assunto na web é que a cadeia de suprimentos da Apple não deveria servir de exemplo para outras empresas.

Como a Apple e o Google andam se estranhando recentemente por conta da briga no mercado de smartphones, resolvi fazer a mesma busca usando o Bing e o Yahoo!. O resultado em ambos buscadores é muito parecido com o do Google.

Então é possível afirmar que o panorama geral da Apple na internet, do ponto de vista da sustentabilidade, não é dos melhores.

O site Sustainable Business Forum (SBF) afirma, com base num relatório gerado por ativistas anti-polução na China, que a Apple não gosta muito de divulgar informações sobre sua cadeia se suprimentos. Até aí tudo bem, afinal faz parte da estratégia da Apple manter os produtos em segredo até seu lançamento.

O problema, segue descrevendo do SBF, é que muitos fornecedores da Apple são acusados de envolvimento em ‘falhas’ perante a legislação ambiental na China.

Artigo publicado pelo jornal The Guardian mostra, porém, que a Apple parece ter acordado para esse problema e tem tomado providências para tentar melhorá-lo. O caso mais recente, que pode ter funcionado como estopim para essa mudança de rumo, foi aquele alto número de suicídios registrados na fábrica da Foxconn, principal fornecedor da Apple.

Torço para que a Apple consiga resolver essas questões de forma rápida e eficaz. Sou fão de seus produtos, mas confesso que fico me sentindo mal de continuar comprando produtos de empresas que não tenham esse tipo de cuidado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s