Alguns comentários sobre nomenclatura para formatos de jornais

Fonte: Ifra.com

Recentemente participei de algumas discussões relacionadas ao formato de alguns jornais brasileiros. Por incrível que pareça o assunto é mais complicado do que se imagina. Eu já tinha transcrito aqui um trecho da minha dissertação de mestrado que falava sobre os quatro principais formatos de jornal existentes hoje: standard, tabloide, berliner e micro.

Usualmente o tabloide é metade do tamanho de um standard e o micro metade do tamanho de berliner. Porém a diferença entre esses diferentes formatos vai além do tamanho das suas páginas.O formato berliner possui um processo de fabricação similar ao do standard enquanto que o tabloide guarda essa mesma relação com o micro. Numa mesma impressora rotativa é possível imprimir apenas 2 formatos: standard+tabloide ou berliner+micro.

É que, na verdade, o berliner nada mais é do que um standard com dimensões reduzidas. Ele não pode ser impresso numa mesma rotativa que o standard porque uma das principais diferenças entre eles é o cut-off, característica do equipamento de impressão que define a altura da página nesses formatos.

O cut-off é a principal dimensão de uma rotativa. É aquela que define, entre outras coisas, a relação entre os diferentes rolos e cilindros encontrados numa máquina desse tipo. A mudança de cut-off numa rotativa é praticamente inviável.

Esse é o principal motivo de ser não possível migrar do formato standard para o berliner sem que haja o investimento em novas rotativas.

O que muitos jornais acabam fazendo é ajustando rotativas que imprimem seus jornais standard para que sejam capaz de produzir jornais com larguras maiores (investimento muito mais viável que mudar cut-off) e então optam por produzir jornais tabloides mais cumpridos que o normal.

(Vale só reforçar aqui, principalmente para aqueles que não lembram, que o jornal tabloide nada mais é que um standard impresso com as imagens rotacionadas em 90 graus e com um corte a mais em uma das laterais.)

Essa estratégia foi adotada por jornais de renome ao redor do mundo, como os britânicos The Independent e The Times que em 2005 passaram a ser impressos em formato tabloide.

O conterrâneo deles, The Guardian, foi mais ousado e investiu dezenas de milhões de libras esterlinas em sua nova gráfica com o objetivo de se diferenciar dos outros dois através do formato berliner, único no mercado londrino.

Aqui no Brasil muitos jornais adotaram medidas idênticas àquelas vistas nos periódicos The Times e The Independent. Porém, por desconhecimento de muitos profissionais, o novo formato desses jornais brasileiros acabou sendo batizado como berliner, embora não guarde relação nenhuma com o formato utilizado pelo The Guardian.

O jornal gaúcho Zero Hora é impresso, desde sua criação, no mesmo formato adotado em 2005 pelo londrino The Times, e nunca foi denominado como berliner. Por isso é de se estranhar que os jornais brasileiros que mudaram de formato recentemente tenham adotado essa nomenclatura, tendo em vista que são impressos nas mesmas rotativas que imprimiam suas edições em formato standard.

Para concluir, existe uma proposta de nomenclatura que pode ser utilizada por aqueles jornais que querem se diferenciar dos tabloides mais tradicionais. Nesses casos, o nome ‘tabloide estendido’ parece descrever de forma muito mais precisa esse formato.

Fonte: PACHECO, Rodrigo Schoenacher. Design de jornal impresso: a relação entre formato e usabilidade. 2011. 213 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

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