Instituições de referência voltadas para os jornais

Atualmente existem diversas instituições que se dedicam a promover debates relacionados aos jornais, sejam eles impressos ou online. Existem instituições em três diferentes níveis de agregação de empresas e profissionais: mundial, continental e nacional.

Mundialmente destacam-se três associações com objetivos bem distintos, sendo uma delas inteiramente dedicada ao design de periódicos. A Society for News Design existe há mais de trinta anos e é tida como um marco importante para a divulgação do conceito de design de notícias entre os jornais; atualmente é reconhecida como a principal premiação dada ao design de jornais internacionalmente.

Outra associação relevante no cenário internacional é a International Newsmedia Marketing Association, ou INMA. Essa instituição foi fundada em 1930 por George Benneyan, gerente de promoções do jornal New York Sun, com o objetivo de aproximar os executivos de promoções de diferentes jornais, para combater outros concorrentes que conseguiam captar publicidade em nível nacional, como algumas rádios e recém lançadas revistas semanais.

Atualmente possui mais de 1200 (mil e duzentos) associados em mais de oitenta países, sendo que a maioria deles é composta por executivos seniores dos departamentos de marketing dos jornais.

A Associação Mundial de Jornais, WAN, foi fundada em 1948, agrupa 76 associações nacionais de jornais, executivos individuais de jornais em 102 países, 10 agências noticiosas e 10 organizações de impressão regionais.

Trata-se de uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, com mais de 18000 publicações associadas nos cinco continentes. Atualmente conta com um departamento de pesquisa e desenvolvimento que identifica e analisa tendências no mercado de mídia, novas tecnologias, novos modelos de negócios, etc.

Atualmente a WAN se fundiu à IFRA para formar a World Association of Newspapers and News Publishers (WAN-IFRA). Essa unificação, que vinha sendo discutida há cerca de cinco anos, aconteceu oficialmente em 1° de julho de 2009. Segundo seus principais executivos, o motivador para essa consolidação é a velocidade das mudanças que atualmente afetam as empresas jornalísticas.

A IFRA existia desde 1961, tendo sido criada com o apoio da própria WAN, sob o título de INCA (International Newspaper Color Association), com objetivo de apoiar os jornais que estavam ampliando o uso de cores em seus produtos. Em 1971, ela se tornou uma entidade independente para tratar do rápido desenvolvimento tecnológico dessa indústria.

Com abrangência continental, atendendo aos países da América Latina, destaca-se a ATDL. Em 1982, durante a exposição alemã de indústria gráfica Drupa, Luis Miró Quesada Valega, Roberto Fuenzalida e Luis Fernando Santos conceberam a ideia de uma associação de jornais latino-americanos, com objetivo exclusivo de desenvolver tecnicamente seus processos e produtos.

No ano seguinte, essa ideia ganhou forma com a fundação da ATDL (Associación Técnica de Diarios Latinoamericanos) cuja visão era a de ser o principal grupo de integração técnica na indústria de jornais Ibero-americanos (ATDL, 2009).

A Associação Nacional de Jornais (ANJ), principal instituição brasileira relacionada aos jornais, foi fundada em 1979 e atualmente conta com 147 empresas jornalísticas associadas que juntas representam mais de 90% da circulação média de jornais no Brasil.

Essa instituição possui entre os seus objetivos a realização de congressos nacionais ou internacionais, seminários, simpósios e encontros em geral, para entre outras coisas, contribuir para o desenvolvimento de suas associadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s