A situação atual dos jornais americanos

Há notícias boas e ruins para os periódicos americanos, mas uma coisa é certa: o mercado de jornais nos EUA provavelmente nunca mais será o mesmo.

Apesar de estar desacelerando, a receita publicitária dos jornais americanos caiu pelo quinto ano consecutivo. Em comparação com 2009, a queda em 2010 foi de aproximadamente 6%. Porém hoje a receita publicitária dos jornais americanos é quase metade do que já foi há apenas 5 anos atrás.

No caso da publicidade não há nenhuma notícia boa, exceto a de que a receita online desses mesmos periódicos vem crescendo ano após ano, mas não na mesma velocidade que a receita dos impressos vem caindo.

A receita de circulação também caiu, mas num ritmo bem menor do que a publicidade. Isso fez com que a participação da venda de jornais na receita das empresas jornalísticas subisse de quase 20% para cerca de 27%. A circulação cai para todos os agrupamentos, qualquer que seja o corte feito: idade, escolaridade, etnia, etc.

O preço das ações das principais empresas de jornais nos EUA têm apresentado comportamento heterogêneo. Algumas têm visto seu preço subir, enquanto que outras vêem seus preços caírem. Cinco das sete empresas analisadas viram o preço de suas ações subirem de 2008 para cá.

O Wall Street Journal é, há dois anos, o jornal americano mais vendido, com mais de 2 mihões de cópias diárias, e foi um dos poucos a ver sua circulação aumentar em 2010.

A quantidade de títulos vem caindo há 10 anos, impulsionado pelo cancelamento de edições ou títulos vespertinos. Os títulos matutinos e dominicais cresceram nos últimos anos, mas o suficiente para impedir a queda do número total. Atualmente o mercado americano conta com aproximadamente 1400 publicações.

A situação por lá não está fácil, mas, como mencionei anteriormente, eles parecem ainda ter algum espaço para cair antes disso virar um mal negócio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s