Como a estrutura societária de jornais americanos pode mudar a cara do mercado nos EUA

Estudo publicado pelo Nieman Lab mostra que a maioria das empresas jornalísticas americanas tem uma composição acionária extremamente pulverizada, salvo raríssimas excessões.

O levantamento foi feito considerando grandes empresas presentes em território americano, como New York Times, Washington Post e News Corporation.

O estudo mostrou que, de forma geral, os acionistas não possuem mais do 10% das ações de cada uma das empresas. A lista de acionistas inclui tanto investimentos institucionais (bancos, fundos de pensão etc) quanto aqueles feitos por indivíduos ou outras empresas.

As exceções a essa regra são referentes à Fundação Edward W. Scripps, que possui 22,5% da empresa E.W Scripps (dona de 15 jornais em solo americano); Berkshire Hathaway (de Warren Buffet), com mais de 20% das ações do Washington Post (que ele afirma não vender nem a pau); Rupert Murdoch, com mais de 30% das ações da divisão de jornais da News Corp; e os fundos Ariel Investments e Gamco Investors, que possuem 18,95% e 13,07% das empresas Lee Enterprises e Journal Communications, respectivamente.

Todos os demais acionistas, e olha que são mais de 20, possuem fatias mínimas de cada uma das empresas. Outro fato relevante é que alguns investidores possuem ações em mais de uma das empresas que fizeram parte do estudo, como a Vanguard, que possui ações de quase todos os jornais, e a Alden Global Capital que possui ações da Gannett, da McClatchy e da Media General.

Mais o que isso significa?

Pela análise do Nieman Lab esses que possuem ações em diversas empresas jornalísticas podem estar buscando consolidações no mercado de jornais impressos americano. A questão colocada pelo estudo é que essas fusões terão que acontecer através do convencimento da maioria dos acionistas, uma vez que nenhum deles detém a maioria das ações de nenhuma das empresas analisadas.

Mais detalhes sobre esse assunto no Nieman Journalism Lab.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s