Design é uma ciência tecnológica ou social?

Os cursos de desenho industrial são classificados pelos órgãos de apoio ao ensino de nível superior do Brasil como parte do grupo de ciências sociais. Essa classificação não é consenso em outros países. Nos EUA, por exemplo, algumas escolas dão um caráter mais tecnológico a esses cursos, como é o caso do Illinois Institute of Technology.

Design do MagLev Cobra
desenvolvido pelo DvDI

O blog “o design e a ergonomia” traz um belo post sobre o livro de Jorge Frascara que trata dessa discussão sobre a importância das ciências sociais para projetos de design.

Imagem: Mundo Gump

Porém, aqui no Brasil algumas instituições de cunho tecnológico já abordam o design de forma diferente daquela visão de ciência social. Um exemplo disso é o próprio INT (Instituto Nacional de Tecnologia), que conta com uma divisão focada em disciplinas relacionadas ao desenho industrial.
Em entrevista ao periódico Carta da Indústria, editado pela Firjan, o chefe do DvDI (divisão de desenho industrial do INT), Álvaro Guimarães, defende a multidisciplinaridade como um exigência do mercado para que as empresas se mantenham competitivas.
Álvaro explica que o DvDI, criado em 1975, se destaca atualmente no cenário nacional como uma referência na geração de tecnologias aplicadas ao desenvolvimento de produtos e está instalado no Centro Design Rio, cujo objetivo é difundir o design entre as empresas fluminenses.
Ele explica também que o DvDI atua em todos os portes de empresas, sendo que os maiores casos são de pequenos ou médio empreendimentos, desenvolvendo produtos como a fechadura eletrônica para hotéis fabricada pela Techner do Brasil.

Links para:
o design e a ergonomia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s